quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

C. P. Todos os Santos II - A nossa História...




O ano 1974 pode ser considerado um divisor de águas para o o Bairro Capuava em Goiânia. Foi neste ano que a italiana Anna Maria Melini chegou ao bairro.
Anna Maria Melini
Assustada com a situação precária dos moradores, ela arregaçou as mangas e começou a buscar melhorias. A maior preocupação dela era com a falta de escolas.



A partir daí Ana Maria começou a liderar os moradores na luta por serviços e equipamentos para o bairro. Construiu, com recursos vindos da itália, o centro promocional todos os santos, que até hoje presta serviços assistenciais para a região. 

A união dos moradores sempre foi um traço marcante da população do bairro Capuava. E essa união rendeu muitas histórias. A primeira igreja Católica Cristo Redentor foi construída em uma praça, junto com o centro promocional. Tempos depois, uma associação de moradores quis derrubar tudo que já estava construído. Foi preciso outra batalha dos moradores para manter a igreja e a escola de pé.

A Escola Centro Promocional Todos os Santos II, foi fundada pela professora Anna Maria Melini em 1981, contava com as professoras Zenilda Araújo de Sousa Silva, Cecília Maria Borges, Aparecida Jesus de Sousa e outros colaboradores, entre eles, mães que ajudavam na limpeza e no preparo do lanche. Era oferecido reforço escolar e atividades recreativas em geral, até 1990. Após melhor estruturação, fez-se convênio com a Secretaria Estadual de Educação, de 1993 a 1996. A partir de 1997, o convênio passou a ser com a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. Assim, a escola que se preocupa em oferecer educação de qualidade aos educandos, tornou-se uma referência no ensino para a comunidade local e circunvizinha. Situa-se à Rua Prudente de Morais s/n.º Bairro Capuava, Goiânia/Goiás.

No que se refere à proposta pedagógica da instituição, esta é norteada segundo as concepções e diretrizes que norteiam o ensino fundamental da R.M.E.

Desta forma a escola propõe a articulação com a família como forma de parceria na formação dos educandos e propõe uma organização do trabalho pedagógico que contemple as necessidades da comunidade escolar.

Atualmente o CRAS Capuava funciona no prédio cedido a 12 anos por Ana Maria Melini e no momento aguarda com urgência manutenção por parte da SEMAS.

3 comentários:

  1. Amo está instituição conheço a história da Ana Maria melini sou fã dela eu estudei meus filhos estudaram e o meu filho estuda no todos os Santos sempre colocarão pessoas responsáveis e competente para ser diretora na istituiçao maiS este ano de 2017 tive uma desepiçao pois a ceçilha que ficou responsável pela direção do ceproava vez uma injustiça com a diretora Laylma pois sem justificativa disse que ela está demitida da instituição nos país estamos todos revoltados com está atitude. Pesso que pela a história da Ana Maria melini não deixe acontecer está injustiça.

    ResponderExcluir
  2. Amo está instituição conheço a história da Ana Maria melini sou fã dela eu estudei meus filhos estudaram e o meu filho estuda no todos os Santos sempre colocarão pessoas responsáveis e competente para ser diretora na istituiçao maiS este ano de 2017 tive uma desepiçao pois a ceçilha que ficou responsável pela direção do ceproava vez uma injustiça com a diretora Laylma pois sem justificativa disse que ela está demitida da instituição nos país estamos todos revoltados com está atitude. Pesso que pela a história da Ana Maria melini não deixe acontecer está injustiça.

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe fundou essa escola tbm. Zenilda Araújo de Souza Silva

    ResponderExcluir